A polêmica construção de uma estatua gigante de Baphomet nos EUA


Em uma área rural da Flórida os funcionários de uma fundição estão trabalhando arduamente em um projeto encomendado por um grupo religioso. O grupo espera sua estátua venha servir de inspiração para o público. 

O tema da estátua? A divindade Baphomet, algo simbólico para os membros do Templo satânico.

Um modelo da estátua completa, projetada pelo artista Mark Porter.

Após concluída a estátua vai ser realocada de Oklahoma, onde vai fará parte de um monumento dos Dez Mandamentos no gramado da sede do governo estadual. O monumento foi pago do bolso pelo deputado estadual de Oklahoma Mike Ritze, e por causa disso, ele foi classificada como uma doação privada, e não foi considerada em violação da separação entre Igreja e Estado. 

Só que o monumento foi danificado em outubro do ano passado quando um homem bateu na obra com seu carro. A polêmica começa quando o dinheiro usado para os reparos da estatua não vem de Ritze ou qualquer outra doação privada, mas sim através de dinheiro de impostos. 


Com cabeça de bode e corpo humano Baphomet tornou-se um símbolo do satanismo, e é geralmente considerada a imagem de Satanás. No entanto, a história e interpretação de Baphomet é consideravelmente mais complexa.



Diferentes partes da estátua. 


Pedaços das estatuas das crianças que ainda serão soldadas e banhadas em bronze.

Lucien Greaves, um porta-voz do templo, diz que eles ainda correm contra o tempo para entregar papeis e outras solicitações para que a obra esteja completamente legal. Mesmo o governo já não demonstrando mais tanta boa vontade com estatua ele diz que as reformas seguem como planejadas.

Greaves, explica ainda o porque de Baphomet: "A mensagem por trás Baphoment é uma reconciliação dos opostos, não esta chamada às armas de um contra um, mas uma fusão dos dois Isso é parte da razão. que só pode existir em pé ao lado dos Dez Mandamentos. Isso é parte da mensagem. Nós não queremos fazer proselitismo como uma única voz na praça pública."


Esta é a figura central de Baphomet.

No entanto, o Templo também está preocupado com a tomada de posição em favor da liberdade religiosa, e não têm vergonha de expressar o seu descontentamento com o que vêem como o apoio e até mesmo a execução de uma religião em detrimento de todas as outras. "Este monumento de Baphomet vai ser reconhecido como um ícone central para as crescentes continuamente populações de satanistas, secularistas, e defensores da liberdade individual que se recusam a se curvar à autoridade arbitrária de decretos arcaicos, e se recusam a aceitar a sua marginalização nas mãos de velada teocratas". Além da estátua, o Templo satânico, que é reconhecido pelo governo federal como um grupo religioso, também fornece literatura religiosa da mesma maneira que as Bíblias são distribuídas, e está envolvido em uma série de projetos comunitários. 

Via Vice

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...